top of page

Como o Reggae chegou ao Maranhão?

Fumaça do Reggae

Esse é um grande mistério, afinal não se tem ideia como ele chegou ao nosso território.  Algumas teorias apontam para a circulação dele através dos marinheiros que atracavam por aqui nos anos de 1970 e, frequentavam a Zona do Baixo Meretrício, assim, eles usariam os Lps como forma de pagamento às profissionais do sexo.

Outra hipótese aponta para o rádio como o vetor de inserção do ritmo aqui, hipótese mais aceita pela pesquisadora que construiu esse museu virtual. Aí você me pergunta, mas por quê, Joyce?  Como nós vivemos em uma zona tropical, as ondas de rádio que usamos aqui, são de onda curta, que permitem um alcance geográfico maior, tal como a Rádio Timbira, que pertence ao Estado. 

O outro tipo de onda de rádio que usamos aqui, são as ondas tropicais, que usa a frequência 2300 kHz e 5060 kHz sendo mais utilizada nas zonas tropicais do planeta, com isso abrange grande extensões de terra também a partir de uma única antena. No nosso vizinho, o Pará, elas também eram conhecidas pela sua nitidez, já que não havia muitas rádios locais, que atrapalhassem a transmissão.

Um das rádios jamaicanas que tinha um grande raio de transmissão já na década de 1950 era a Radio Jamaica and Rediffusion (RJR): o sinal da Radio Jamaica estendia-se ao Estados Unidos, na costa oeste, cerca de 4.426 km de distância, de forma que a propagação do sinal poderia ser estendida ao hemisfério sul, chegando ao Maranhão, pois a distância até São Luís é de 4.226 km, 200 quilômetros a menos do de Burbank, uma das cidades mencionadas no cartões postais abaixo:

Cartão Postal RJR de 1950.
Cartão Postal RJR de 1984.

Fonte: K6eid, s/d.

bottom of page